Pós-Graduação em Saúde Mental - especialização lato sensu




Descrição do curso:

 O curso tem como objetivo formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem na área da Saúde Mental dentro da visão de um ser humano Bio-psico-socio-ambiental-histórico e cultural


Conteúdo Programático:

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho - 40h

Conteúdo Programático: Organizações - Indivíduos e grupos; Elementos Clássicos; Percepção e atitude; Processo de comunicação; Inovação e criatividade; Trabalho em equipe.

Cultura e Medidas do Comportamento Organizacional - 40h

Conteúdo Programático: Cultura Organizacional; Valores Organizacionais; A influência da cultura e dos valores no comportamento; Medidas em comportamento, principais características, modelos e técnicas; Processos relativos a medida psicológica, extensões usos e abusos no contexto do trabalho; Aspectos procedimentais quanto ao desenvolvimento de instrumentos de medida e de avaliação; Desenvolvimento de procedimentos de medida psicológica em organizações, vantagens e limites; Avaliação de programas e tomadas de decisão com base na avaliação do comportamento humano nas organizações.

Ergonomia, Saúde e Trabalho - 40h

Conteúdo Programático: Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho - Conceitos básicos; Organização do Ambiente de Trabalho; Classificação dos fatores de risco; Risco Biológico; Riscos Químicos; Riscos Físicos; Risco Ergonômico; Mapa de Risco; Ergonomia Aplicada ao trabalho; Origem e evolução da Ergonomia; Conceitos de Ergonomia; As diferentes abordagens em Ergonomia; Aplicações da Ergonomia; Abordagem Ergonômica da Organização do trabalho.

Gestão Estratégica de Pessoas - 40h

Conteúdo Programático: Conceitos de Gestão de Pessoas; Administração de Recursos Humanos; Aspectos Organizacionais da Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas por competências; Gestão de Pessoas Hoje; Remuneração Estratégica.

Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Científica; Processo de produção do conhecimento; Pesquisa Científica; Princípios da Pesquisa Científica; Principais Modalidades de Pesquisa; Modalidades mais utilizadas em pesquisa; Técnicas para coleta de dados e informações; Projeto de Pesquisa; Conceituação; A escolha do tema; A estrutura do projeto de pesquisa2. Orientações e Normatizações para Redação de Textos; Forma de apresentação gráfica do artigo científico; As normas da ABNT, NBR 10520/2002.

Metodologia do Ensino Superior - 40h

Conteúdo Programático: A docência no ensino superior; Educação. Didática. Metodologia; A LDB, o ensino superior e suas finalidades; O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro; A metodologia como ato político; O ato de planejar e as intencionalidades; A opção política do educador; Plano e planejamento; Diferenças entre plano e planejamento; As implicações políticas do ato de planejar; Elementos constitutivos de um plano.

Planejamento de Carreira e QVT - 40h

Conteúdo Programático: Mercado de trabalho e molduras contemporâneas das carreiras; Os desafios gerenciais e a vida competitiva; Papel das empresas na gestão de carreiras; Transformações no mundo do trabalho e qualidade de vida das pessoas- novos paradigmas; A pessoa na organização: visão Biopsicossocial, agentes estressores, cultura organizacional na gestão de pessoas, dilemas organizacionais; As relações de saúde entre empresa, trabalho e pessoa: o conteúdo do trabalho como determinante de QVT; Responsabilidade social coorporativa.

Relação de Trabalho e Legislação Trabalhista - 40h

Conteúdo Programático: Negociação trabalhista e flexibilização; Práticas e procedimentos legais trabalhistas; Jornada de trabalho; Benefícios ao trabalhador; Impostos; Contrato por prazo determinado e indeterminado; Alterações contratuais; Terceirização e tratamento previdenciário; Segurança e medicina do trabalho.

Saúde Mental e Trabalho - 40h

Conteúdo Programático: Breve histórico da saúde ocupacional: A Higiene Ocupacional e sua evolução; Contribuições de Ramazzini. Saúde mental e trabalho: Considerações sobre a Saúde/Doença Mental e Trabalho; Abordagens teórico-metodológicas em Saúde Mental do trabalhador. Principais fatores de risco à saúde mental do trabalhador: Fatores de risco; Repercussões psicossociais dos riscos ocupacionais. Estresse ocupacional e síndrome de burnout: O estresse ocupacional; Principais modelos sobre estresse ocupacional; Causas e consequências do estresse ocupacional; Controle do estresse ocupacional; Síndrome de Burnout. Introdução de mudanças no ambiente de trabalho: Sistema de recompensas ou compensações: controle do status, estima e salário; Características da empresa e dos postos de trabalho; Futuro inseguro no emprego; Contexto físico perigoso; Consequências dos riscos psicossociais.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h

Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.


Não perca a chance de fazer um curso espetacular, com ótimo conteúdo. 

Clique na imagem abaixo e tenha todas as informações!

http://3.bp.blogspot.com/--bh4hD7vuuw/WVY7EkgsDuI/AAAAAAAAUOM/ZrE5-avG0xYykRcbMBOEDFJey9NZ4XRLQCK4BGAYYCw/s1600/inscreva-se-no-curso.jpg

Informações sobre o Curso:

Produtor: Portal Educação


Comente:


Importante

Essa página é de indicação de material e todo o material aqui contido tem o seu produtor e sua forma específica de aquisição, que é explicada em cada página de produto.

Os materiais são de excelente qualidade e vai ajudar, tanto o estudante, quanto o profissional no aumento do seu conhecimento.

Abs

Dani

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Mais acessados