Pós-Graduação em Vigilância Sanitária - especialização lato sensu




Descrição do curso:

O curso de especialização em Vigilância Sanitária irá propiciar aos profissionais de saúde condições para fiscalizar todos os procedimentos, desde a fabricação até o acondicionamento.

Conteúdo Programático:

Aspectos Regulatórios da Vigilância Sanitária - 40h

Conteúdo Programático: O papel do Estado no processo Regulatório: o poder de polícia; Teoria e Prática do Direito Administrativo e Direito Sanitário; Legislação Sanitária Internacional e Nacional; Vigilância Sanitária e Código do Consumidor; Relações de produção e consumo de bens submetidos ao regime de vigilância sanitária; Procedimentos em inspeções e fiscalizações sanitárias; Processos administrativos; Controle na importação, exportação e circulação de matérias primas e mercadorias sujeitas à vigilância sanitária.

A vigilância Sanitária de Serviços de Saúde e Laboratórios - 40h

Conteúdo Programático: Fundamentos da vigilância sanitária de serviços de saúde; A vigilância sanitária, os conselhos profissionais e responsabilidade técnica de estabelecimento de atenção à saúde; Vigilância sanitária da atenção hospitalar e ambulatorial; Vigilância sanitária de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e de procedimentos especiais (sangue, tecidos e órgãos).

A vigilância Sanitária em Insumos Farmacêuticos e Medicamentos - 40h

Conteúdo Programático: Processos em vigilância sanitária de medicamentos; Estrutura do mercado de medicamentos em relação às necessidades da população e implicações para a Vigilância Sanitária; Registro e produção, circulação e utilização de medicamentos; Farmacovigilância; Regulação de marketing farmacêutico; Técnica de inspeção sanitária em medicamentos.

Epidemiologia e o Processo Saúde-Doença - 40h

Conteúdo Programático: Aspectos Conceituais e Definição de epidemiologia; Histórico da epidemiologia; Pilares da Epidemiologia Atual; Objeto da epidemiologia; Tipos de estudos epidemiológicos: Epidemiologia Descritiva e Analítica; História Natural das Doenças: Diferença entre os períodos pré patogênico e patogênico; Determinantes sociais e epidemiológicos; Níveis de Aplicação de Medidas Preventivas de acordo com os períodos de desenvolvimento de doenças; Vigilância epidemiológica; Indicadores em saúde; Sistemas de informação em saúde.

Introdução à Vigilância Sanitária - 40h

Conteúdo Programático: Histórico da vigilância sanitária; A vigilância sanitária e áreas de atuação; Estrutura da vigilância sanitária no Brasil; Níveis de complexidade e atuação; A Vigilância Sanitária no Contexto das Políticas Publicas de Saúde no Brasil; O papel da vigilância sanitária nas medidas preventivas e de controle de surtos, epidemias e agravos à saúde pública no contexto histórico e atual.

Metodologia do Ensino Superior - 40h

Conteúdo Programático: A docência no ensino superior; Educação. Didática. Metodologia; A LDB, o ensino superior e suas finalidades; O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro; A metodologia como ato político; O ato de planejar e as intencionalidades; A opção política do educador; Plano e planejamento; Diferenças entre plano e planejamento; As implicações políticas do ato de planejar; Elementos constitutivos de um plano.

Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Científica; Processo de produção do conhecimento; Pesquisa Científica; Princípios da Pesquisa Científica; Principais Modalidades de Pesquisa; Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica; Técnicas para coleta de dados e informações; Projeto de Pesquisa; Conceituação; A escolha do tema; A estrutura do projeto de pesquisa; Orientações e Normatizações para Redação de Textos; Forma de apresentação gráfica do artigo científico; As normas da ABNT, NBR 10520/2002.

Vigilância Sanitária em Agrotóxicos e Proteção Alimentar - 40h

Conteúdo Programático: Política de toxicologia e análise de resíduos de agrotóxicos nos alimentos; Política de proteção alimentar; Estrutura do mercado de alimento, segurança alimentar e suas implicações para a Vigilância Sanitária; Avaliação de risco e epidemiologia das doenças veiculadas por alimentos; Vigilância sanitária em estabelecimentos de produção e preparo de alimentos; Serviços, produtos e regulamentação; Técnica de inspeção sanitária de alimentos.

Vigilância Sanitária em Cosméticos e Saneantes - 40h

Conteúdo Programático: Vigilância sanitária da cadeia de saneantes; Aspectos epidemiológicos das intoxicações; processos em vigilância sanitária de saneantes; Técnica de inspeção sanitária saneantes; Processos em vigilância sanitária de cosméticos; Registro e produção, circulação e utilização de cosméticos; Técnica de inspeção sanitária em cosméticos.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h

Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.



Não perca a chance de fazer um curso espetacular, com ótimo conteúdo. 

Clique na imagem abaixo e tenha todas as informações!

http://3.bp.blogspot.com/--bh4hD7vuuw/WVY7EkgsDuI/AAAAAAAAUOM/ZrE5-avG0xYykRcbMBOEDFJey9NZ4XRLQCK4BGAYYCw/s1600/inscreva-se-no-curso.jpg

Informações sobre o Curso:

Produtor: Portal Educação


Comente:


Importante

Essa página é de indicação de material e todo o material aqui contido tem o seu produtor e sua forma específica de aquisição, que é explicada em cada página de produto.

Os materiais são de excelente qualidade e vai ajudar, tanto o estudante, quanto o profissional no aumento do seu conhecimento.

Abs

Dani

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Mais acessados